segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

DICAS DE MELHOR COM SAÚDE:Não se preocupe com o envelhecimento, preocupe-se em crescer


Mentiríamos se disséssemos que não nos preocupamos com o envelhecimento. É um pensamento inculcado pela sociedade, que nos provoca uma grande inquietação.
Tudo isso é fruto de uma publicidade enganosa que nos incita a nos esforçar para parecer eternamente jovens. Entretanto, na realidade, crescer é o mais importante.
Ficamos muito centrados na aparência e, enquanto isso, abandonamos nosso interior.
Os anos e o processo de envelhecimento não deveriam nos dar tristeza, mas sim alegria. Poder celebrar seu aniversário por mais um ano significa que você cresceu. Você se dá conta do quanto mudou? Não é a mesma pessoa de antes.
 
A publicidade, a televisão e toda a informação que recebemos dos meios de comunicação não são os únicos que nos oprimem com uma visão negativa do que é envelhecer. A forma como vivemos também tem muito a ver.
No entanto, isso não vem de agora. Um exemplo é que, há muitos anos, uma mulher tinha que ter filhos mais jovem, o que diminuía muito a possibilidade de desfrutar sua juventude. Também devia se casar jovem pois, com a idade, ninguém se interessaria por ela.
Ideias que ficaram no passado, mas que, de alguma forma, se transformaram.
Você tem tempo para si? O trabalho faz com que não tenhamos o tempo necessário para nos cuidar, para cultivar nosso interior, para dar um passeio na natureza ou apenas para ler um bom livro.
Desde crianças, somos levados a frequentar incontáveis aulas extra-escolares para poder aprender tudo o que é necessário para sermos competentes na vida.
À medida que os anos passam, nada disso muda. Deveres que se tornam trabalho, depois projetos que se realizam fora de aula, que se traduzem em horas extras.
No fim, o tempo passa e não o desfrutamos. Os dias transcorrem sob estresse e pensamos apenas em terminar tudo ou, pelo menos, adiantar tudo para o dia seguinte.
Você realmente desfruta o presente?Já pensou nisso alguma vez?
  O futuro é o nosso presente
O aqui e agora não existe, se transformou num amanhã repleto de expectativas e coisas para fazer que, às vezes, não chegam a acontecer.
Tendemos a adiar o que nos agrada para dar prioridade a nossas responsabilidades. Esgotamo-nos e mergulhamos em tarefas que, muitas vezes, não podemos realizar.
Como o seu tempo não vai passar rápido? Quando criança, você desfrutava o momento. Não pensava no amanhã, mas se centrava no agora, em aprender e crescer.
Seus cinco sentidos se concentravam no presente, desfrutando de cada sensação, de cada estímulo, surpreendendo-se constantemente.
   Talvez o problema tenha sido esse. Nada mais é novo para nós, e adotamos rotinas aborrecidas que nos impedem de parar e descansar.
No entanto, isso não quer dizer que você tenha que abandonar o que gosta de fazer ou aquelas responsabilidades que não há outra saída a não ser atender.
Estamos nos referindo ao fato de que você precisa aprender a sentir, a crescer e a ver.
 Não tema o envelhecimento: sinta, experimente, viva, cresça…
Não pense no passado, tampouco no futuro. Faça como quando era criança e concentre-se no agora. Se fizer isso, esquecerá que existe um amanhã e se dará inteiro para hoje mesmo.
Você não ficará abatido por muito tempo e se sentirá muito bem, notando-se produtivo em seu trabalho. Esforce-se para desfrutar de tudo e de todos, pense no que sente e respire profundamente.
Se gostar de dar uma volta ao sair do trabalho, faça isso. Se quiser se dar um capricho, faça isso também.
O hoje existe; do amanhã, nada sabemos. Você vai deixar passar a oportunidade de viver este dia ao máximo?
Esquecemo-nos de fazê-lo, a rotina é como nossa zona de conforto. Ela começa a anular nossas emoções e nossos sentimentos, e nos torna pessoas cinzentas.
 Isso não nos ajuda a crescer, pois não nos enriquece, mas sim o contrário. Torna-nos pessoas superficiais, continuamente descontentes e tristes.
Se você se preocupa com o envelhecimento, pare para pensar em como vive o seu dia a dia. Que o tempo passe lentamente ou depressa é uma concepção nossa. Quando estamos numa fila, passa terrivelmente devagar, quando estamos de férias, passa muito depressa.
Aprenda a apreciar tudo o que você faz, inclusive cada passo que você dá.
Porque o medo, a pressa e a despreocupação com nosso bem-estar interior fazem com que tenhamos medo do que tanto desejávamos um dia: sermos adultos, crescer…

 https://melhorcomsaude.com/nao-se-preocupe-envelhecimento-crescer/





Nenhum comentário:

Postar um comentário