terça-feira, 31 de janeiro de 2017

5 ideias para ter um quarto mais aconchegante e saudável

Não devemos esquecer que o quarto é um lugar destinado ao descanso, por isso devemos fazer o máximo possível para não enchê-lo de objetos que possam dificultar o mesmo.
Sem medo de errar, poderíamos dizer que o quarto é o lugar da casa onde passamos mais horas do dia.
Além disso, são horas muito importantes para o nosso bem-estar, já que envolvem nosso descanso e nossa intimidade.
Para que todos esses aspectos fluam perfeitamente, devemos levar em conta fatores como iluminação, as cores, a umidade, a ventilação e os aromas.
Neste artigo daremos 5 dicas para que seu quarto seja um lugar mais aconchegante que transmita bem-estar e te ajude a descansar e levantar com energia e bom humor.
Uma iluminação adequada
A iluminação é uma questão fundamental para a nossa sensação de bem-estar. Se contarmos com um quarto iluminado de maneira natural, isso será muito benéfico para nós.

Devemos buscar lâmpadas de luz quente, como as de sal de Himalaia, que proporcionam uma iluminação alaranjada.

Podemos ter também velas grandes em diferentes lugares da casa para acendermos em momentos especiais.

Se a casa é muito escura, daremos prioridade às cores brancas e claras e optaremos por um espaço o mais descolado possível.

Se, pelo contrário, a casa é grande e iluminada, podemos brincar mais com os elementos decorativos, as luzes discretas e as cores mais escuras para que não pareça uma casa fria.

As cores certas

Na hora de escolher a cor para pintar as paredes do quarto devemos estar conscientes de que este não será somente um fator estético, mas também influenciará nosso humor.

Ao se tratar de um quarto, recomendamos levar em consideração o objetivo que desejamos alcançar. Podemos pintar uma parede, ou só uma parte, ou dar o toque de cor desejado com os elementos decorativos (cortinas, lençol, quadros, etc).

Recomendamos adicionar as seguintes cores de maneira moderada:

Laranja: para obter calor e alegria, assim como potencializar a criatividade.
Verde: proporciona equilíbrio e serenidade.
Azul: para combater o estresse, muito relaxante. Ideal contra a insônia.
Violeta: a cor da espiritualidade.
Vermelho: uma cor muito estimulante e afrodisíaca, para usar sem exageros.
3. Ordem, limpeza e ventilação
Não conseguiremos que um lugar seja aconchegante e saudável sem nos preocuparmos, em primeiro lugar, em mantê-lo organizado, limpo e ventilado todos os dias.

Se um quarto está desarrumado, será impossível descansar bem nele. Para a limpeza, recomendamos produtos naturais, de odores neutros.

Também podemos utilizar limpadores naturais como o limão e o bicarbonato de sódio, que são igualmente eficazes e não têm efeitos colaterais para a saúde.

Ventile a casa todos os dias e, se quiser, também à noite. Se não há um bom sistema de ventilação, podemos instalar um ventilador de teto.

Também é preciso levar em conta a umidade da casa. Se for excessiva, é conveniente conseguir um desumidificador, o qual nos ajudará a ajustar os níveis e prevenir transtornos de saúde.

Um quarto minimalista é a chave
O quarto é o lugar da casa no qual mais devemos procurar ser minimalistas e evitar o excesso de objetos. É preferível ter bons sistemas de armazenamento, como caixas debaixo da cama, para não deixar muitas coisas à vista.

Também devemos evitar que o quarto seja um lugar de trabalho. É melhor separar o quarto de qualquer outra atividade.

Como curiosidade, recomendamos orientar a cabeceira da cama na direção norte, sempre que possível, para melhorar nosso descanso noturno.

É preferível não colocar espelhos que reflitam a cama. Estas são orientações do Feng Shui que podem trazer muitos benefícios.


Um aroma personalizado
Qual é o aroma do seu quarto? Cada lugar tem seu aroma particular, que depende dos produtos de limpeza que usamos, dos móveis, etc.

No quarto, é muito importante buscar os aromas de que mais gostamos. Podemos conseguir fazer isso com velas aromáticas ou óleos essenciais.

Para um espaço mais relaxante: lavanda, camomila, jasmim.
Propriedades estimulantes e afrodisíacas, ou para oferecer calor: canela, baunilha, gengibre.
Para dar uma sensação de limpeza e frescor: limão, menta.
Para melhorar o humor e proporcionar alegria: laranja e tangerina.
Para criar um espaço romântico: rosa, jasmim, hamamelis.
Efeitos antissépticos e antibacterianos: árvore do chá, eucalipto, limão e lavanda.



https://melhorcomsaude.com/5-ideias-quarto-aconchegante-saudavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário