sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Pesquisadores alertam: Limão tem mais bactérias do que dinheiro!


Um refrigerante com bastante gelo e limão fica delicioso, não é mesmo? Mas e se a gente trocasse o limão por uma nota de 2 reais? Aposto que ninguém ia aceitar o refrigerante com dinheiro dentro. Só que aquele “limãozinho” tem a casca mais suja do que a mais suja das cédulas!
A verdade é que ninguém dispensa um limãozinho na salada, no peixe ou em diversos tipos de bebidas. O problema é que você não sabe por onde eles podem ter passado antes de chegar na sua mesa. Sem querer, a gente acaba consumindo essa sujeira. Foi o que provou uma microbiologista de New Jersey, na Califórnia. Ela analisou o limão servido em 21 restaurantes e o resultado foi que 7 em cada 10 fatias de limão (70%) estavam contaminadas por 25 tipos de bactérias, inclusive por coliformes fecais, que são aqueles germes encontrados nas fezes.

Aqui no Brasil, o mesmo foi realizado em bares e restaurantes de São Paulo. “ As suspeitas foram confirmadas. Para quem pensava que aquele limãozinho não apresentava risco nenhum, os mostraram a presença de coliformes fecais no limão em 76% das amostras recolhidas nos restaurantes.” Disse Dr. Roberto Figueiredo, em microbiologia. Além de vestígios de fezes, foram detectadas bactérias de saliva e de secreção do nariz que podem causar uma série de doenças nos olhos nariz, garganta, ouvido e também  intoxicações alimentares.

Para comparar uma nota bem usada de 2 reais foi analisada e por mais improvável que pareça: “A quantidade de coliformes fecais foi muito inferior no dinheiro do que no limão.” Conta o microbiologista.

O que fazer então?

Por isso é importante a limpar as frutas de maneira correta. Você vai precisar apenas de água sanitária. Mas antes deixe o limão na geladeira por duas horas, não lave as frutas em temperatura ambiente. O microbiologista diz: “Se você colocar a água na mesma temperatura, o limão (ou qualquer outra fruta) vai agir como se fosse um rolo de papel higiênico na água, ele vai absorver a água e levando para dentro da fruta a sujeira junto. ”. Depois da geladeira, coloque água e uma colher de água sanitária para cada litro de água. Deixe por no máximo 5 minutos. Depois enxague bem e pronto, pode usar à vontade. Isso já é bastante para eliminar as bactérias presentes na casca da fruta.
As dicas servem para qualquer fruta. O teste também serve para as laranjas.

 Fonte :http://diariodebiologia.com/2016/01/pesquisadores-alertam-limao-tem-mais-bacterias-do-que-dinheiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário