O
primeiro blog foi criado pelo estudante americano Justin Hall em 1994
com o endereço de www.links.net.
Atualmente, blogs são páginas da web que possuem conteúdo
produzido por pessoas ou empresas e podem ser de diversos temas.
Esses conteúdos podem ter texto, imagem, vídeo, gráficos e os
recursos podem ser combinados ou não.
Com a criação e recente sucesso da
micromídia como Twitter, Tumblr, entre outros, os blogs podem
parecer uma ferramenta antiga e desnecessária. Sendo assim, o
crescimento da importância do status fez o conteúdo parecer
irrelevante. No entanto, os seguintes dados apontam o oposto:
– São feitas mais 100 milhões de
publicações diárias no twitter envolvendo ou não divulgações.
– 90 variedades de conteúdo são
criados em média por usuário no facebook.
– 30 bilhões de variedades de
conteúdo são divulgados por mês no facebook.
Na realidade o conteúdo passou a
ser mais disseminado pelas mídias digitais e em especial nos
microblogs devido ao sucesso dessas redes. Seja ele criado para
diferentes finalidades e por diferentes pessoas, o fato é que são
cada vez mais valorizados e continuam a ser uma importante ferramenta
da web.
Seu diferencial é a longevidade em
oposição as micromídias que em geral competem pelo momento,
fazendo com que seu conteúdo não seja lembrado por muito tempo. Os
blogs podem ser considerados uma biblioteca digital que tem o
conteúdo, a experiência e visão dos influenciadores. Afinal, são
um investimento na história e reputação digital de uma marca,
empresa ou pessoa. Por isso que seu nível de influência é bastante
relevante, pois nas micromídias as ideias são apresentadas e nos
blogs são desenvolvidas e aprofundadas.
Devido ao crescimento dos microblogs
e outras mídias sociais é possível prever que os blogs continuarão
a se desenvolver, pois a divulgação de conteúdo será cada vez
mais disseminada. Assim como, novas formas de divulgação surgirão
com o desenvolvimento do marketing digital, ampliando sua influência.
Como no Brasil o número de blogueiros ainda é pequeno em relação
a outros países, o crescimento será ainda maior em especial pelo
fato dos brasileiros utilizarem muito as redes. Com isso, podemos
esperar uma mudança positiva na utilização dessa ferramenta no
país seja por empresas, profissionais, hobby, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário