quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Treino para hipertenso – Parte 1


Nos dias de hoje, tornar-se hipertenso é mais fácil do que você imagina. Mas você sabe os motivos que levam à hipertensão? E o treino? Ajuda ou melhora a condição de um hipertenso?
  O que é Hipertensão e como me tornei hipertenso?
Ao bater, o coração joga sangue nas artérias que por sua vez sofrem uma pressão natural (120/80 mmHg)e tem como função distribuir o sangue por todo o organismo.
Durante o dia essa pressão arterial pode aumentar ou diminuir de acordo com vários fatores, mas o saudável é que fique sempre em torno do índice considerado natural, mesmo caso ocorram mudanças rápidas de pressão provocadas por atividades pontuais como exercícios físicos

Alguns fatores que provocam hipertensão:
.
Estar acima do peso: a gordura também se acumula nos vasos, atrapalhando a passagem do sangue pelas artérias. 
Assim o coração precisa bater mais forte para o sangue chegar em todo o corpo, aumentando a pressão arterial; 
 Consumo exagerado de sódio: o sódio é importante para o organismo como já citei aqui no HdT (Hidração no Treino), porém excesso de sódio deixa o sangue mais denso;
Sedentarismo: falta de prática de atividade física, principalmente de predominância aeróbia, provoca um enrijecimento das artérias provocando maior resistência para o sangue.
Esse enrijecimento também ocorre conforme envelhecemos, porém pode ser evitado com atividades físicas.estresse: o estresse promove o aumento dos batimentos e liberação de adrenalina. 
Com coração batendo mais e mais forte evidente que a pressão arterial tende a subir.

  Esse aumento na pressão também ocorre durante os exercícios mas, ao finalizar a atividade física, o corpo responde rapidamente e normaliza a pressão, entretanto sob stress por muito tempo o corpo pára de responder “acreditando” que aquela pressão alta é o estado normal dela;

Cigarro e bebidas alcoólicas: o cigarro enrijece as artérias e ativa a adrenalina, as bebidas aumentam os batimentos e dilatam as artérias, mas isso ocorre pelo consumo excessivo.

Artérias e vasos têm propriedade elástica, quando uma grande quantidade de sangue é injetada elas se esticam e como elástico retornam empurrando o sangue e facilitando a circulação. Porém, quando estão enrijecidas e/ou dilatadas esse processo é dificultado, fazendo com que o coração bata mais forte para levar mais sangue.

A pessoa só passa a ser hipertensa quando a pressão ultrapassa 140/90 mmHg em repouso e se mantém assim ao longo do dia.É comum a pressão aparecer alta no momento de realização de alguns exames, às vezes por ansiedade ou nervosismo. Por isso é importante estar relaxado, confortável e aferir várias vezes ao longo do dia.

O hipertenso só descobre que é hipertenso após sofrer com os sintomas, com alguma doença associada ou ao mensurar em uma consulta de rotina. Um problema silencioso que aparece quando a situação está grave.



Sintomas comuns: tontura, dor de cabeça, dor no peito, zumbido no ouvido, fraqueza, sangramento nasal e visão embaçada.

A pressão elevada nas artérias começa a afetar outros órgãos como coração (provocando desde insuficiência cardíaca até um infarte), rins (esses órgãos filtram o sangue que passa pelos vasos sanguíneo, porém, com o tempo essa pressão prejudica a filtração e os rins) e cérebro (com a pressão os vasos podem sofrer rupturas provocando um Acidente Vascular Cerebral (aneurisma), que pode deixar sequelas irreversíveis).

Espero ter deixado claro como a hipertensão é desenvolvida e os danos que ela pode causar.


https://horadotreino.com.br/treino-para-hipertenso/
 




 











Nenhum comentário:

Postar um comentário